domingo, 15 de julho de 2012

Quem Pergunta quer Resposta (01) - Sendo Deus bom, porque tanto sofrimento no mundo?


Nesse post respondo a pergunta que um amigo me envio pelo Facebook, se você tem alguma dúvida sobre a fé católica, me mande que na medida do possível tentarei responder aqui no blog, envie sua pergunta para: arautodejesuscristo@gamil.com ou deixe no campo de comentários.


   Aqui nós estamos diante de um grande mistério, o mistério do sofrimento, e se você quiser estudar mais aprofundadamente a respeito disso, aconselho que veja o Catecismo da Igreja Católica no número 1499 e seguintes, trata-se da explicação a respeito do sacramento da unção dos enfermos e ali nós temos várias intuições a respeito do mistério do sofrimento, da doença, da dor e da morte.
   Pois bem, dada esta bibliografia básica para nosso conhecimento, o que é que nós podemos dizer a respeito dos sofrimentos dos filhos de Deus, em primeiro lugar nós devemos recordar a grande compaixão do Nosso Senhor Jesus Cristo, nós sabemos que Jesus não podia ver um enfermo, um doente, uma pessoa que fosse necessitada, sem compassivamente se debruçar sobre aquela pessoa e lhe dar a cura.
   Mas existe algo também que nós notamos na ação de Nosso Senhor que é o fato que ele não visava tanto à cura física quanto a salvação última daquela pessoa, e é por isso que nos relatos de cura, ou seja, nos relatos em que Jesus vai cessar um sofrimento específico na vida de uma pessoa, Jesus sempre conclui dizendo: “vai, a tua fé te salvou/te curou” porque cura não é a finalidade última, mas reintroduzir a pessoa na realidade da salvação.
   É por isso que nós precisamos aqui entender uma realidade bem concreta: Deus quer a nossa salvação final, Deus tem um objetivo, Deus tem uma visão muito diferente da nossa, nós muitas vezes estamos imersos nos nossos problemas, na nossa faina diária, nas nossas preocupações do dia a dia, e por causa dessas nossas preocupações nós temos uma tendência de esquecer, esquecer a finalidade dessa vida, nós fomos colocados aqui para preparar o nosso céu, nós fomos colocados aqui para preparar a nossa salvação eterna, então é por isso que Deus não vai fazer de tudo para impedir que nós soframos aqui nesse mundo, mas ele vai fazer de tudo para salvar as nossa almas, aqui nós temos uma pequena intuição, um apequena velinha que ilumine um pouco esse grande mistério, nós não sabemos porque Deus permite o sofrimento, nós não sabemos porque que Ele, que é onipotente, todo poderoso, podendo acabar, eliminar todo sofrimento da face da terra, continua permitindo que nós soframos, e esse mistério se alarga e se aprofunda ainda mais quando nós vemos uma outra coisa,  Deus veio nesse mundo para sofrer conosco, essa é a verdadeira resposta do sofrimento humano, Deus não quis eliminar o sofrimento humano, mas quis mudar o sentido do sofrimento, ele veio, ele se fez carne e se fez homem como nós e sofreu, carregou nossas dores e morreu crucificado.
   E assim, a partir do Nosso Senhor Jesus Cristo o sofrimento humano agora tem outro significado, tem um significado de redentor, quando nós colocamos a nossa cruz junto com a cruz de Cristo, quando nós abraçamos o nosso sofrimento esse sofrimento é capaz de ter um outro significado, um significado que eleva, ao invés de jogar para baixo, sim porque o sofrimento humano, por si mesmo, ele degrada.
   As pessoas que sofrem, as pessoas que são oprimidas debaixo da dor, da doença e da morte são pessoas que, como todos nós, tem uma tendência de se degradar, de se desfazer e como pessoa humana ela se torna uma verdadeira sombra humana e não verdadeiros seres humanos, quem sofre se destrói, mas Nosso Senhor veio aqui nos dá um outro caminho.
   Quando o sofrimento é abraçado com destemor, quando o sofrimento é abraçado por amor a Deus, então acontece uma transformação, uma verdadeira ressurreição ainda dentro do sofrimento, a transformação das pessoas, quando elas abraçam a cruz e dão um significado aquela cruz, o significado de união a Cristo, um significado redentor.
   É por isso que a Igreja católica nunca abraçou e jamais irá abraçar o curandeirismo como nós encontramos em algumas seitas. Sim, Deus faz milagres, sim, Deus pode agir e curar as pessoas, mas ele tem um foco principal que é a salvação eterna de nossas almas, então é por isso que muitas vezes Deus pode até permitir o sofrimento, por quê? Porque o principal para ele é a nossa salvação.
   Deus cura uma doença, quando essa doença e essa cura irão ajudar a salvação eterna dessa pessoa.
   Mas imaginemos esta possibilidade, porque ela de fato existe que uma pessoa seja curada, e nesta cura, ao invés de agradecer a Deus, torna-se mais próxima de Deus e, portanto salvar a sua alma, essa pessoa se esqueça da graça recebida e vá vivendo a sua vida de forma desleixada, vá vivendo sua vida de forma desatenta termine se perdendo, isso seria uma tragédia, Deus, portanto conhece muito mais do que nós conhecemos e vê muito mais do que nós vemos.
   A resposta do porque Deus permite o sofrimento dos seus filhos é uma resposta que no fundo fica num mistério, Deus não nos disse o porque ele permite que nós soframos, mas ele nos deu um: “porque sofrer” de uma outra forma, através de uma transformação interna do sofrimento, porque eu sofro? porque o sofrimento veio até mim? Eu não sei. Mas eu sei como eu posso dar um novo “porque” a esse sofrimento: unindo-me ao sacrifício redentor de Cristo na cruz.

Paz e Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião será sempre bem vinda, e suas dúvidas serão tiradas na medida do possível aqui mesmo no Blog. Então fique a vontade para escrever, obrigado e volte sempre. Paz e Bem.