terça-feira, 24 de julho de 2012

Quem pergunta quer resposta (05) - Como orientar um amigo homossexual?

 

   Antes de tudo devemos deixar claro que Deus ama o homossexual, não só Deus, mas a Igreja ama o homossexual, e nós também, fieis, devemos amá-los, fazer orações, oferecer sacrifícios por eles, para a santificação deles, para que eles encontrem aquilo que buscam, que é a felicidade.

   Ou seja, para cuidar desse seu amigo homossexual você deve fazer uma reflexão a respeito da felicidade, o que é a felicidade? Ele tem tendência homossexual, mas isso que vou escrever aqui cabe para qualquer fiel católico, eu quero que entendam que o drama que vive um homossexual é semelhante ao que vive todos os seres humanos, marcados pelo pecado original tem sempre um canto de sereia, é, sim, trata-se de uma tentação, uma tentação perversa, demoníaca, que diz assim: "seja feliz, procure a felicidade aqui na terra."

   É buscando essa felicidade que o alcoólatra se embriaga, que o drogado se entorpece, que a prostituta se destrói, que o adúltero acaba com sua família, que o homossexual mendiga afeto de relação em relação, é buscando essa felicidade que nós vivemos uma vida de tantas desventuras nesta terra, no entanto, Nosso Senhor não prometeu felicidade pra ninguém aqui, ele prometeu sim, felicidade no céu, ele disse: "eu vou prepara-vos um lugar, na casa do meu Pai há muitas moradas."

   Na casa do Pai existem muita moradas porque diversas são as cruzes que cada um tem que carregar, haverá uma morada para os homossexuais também, existe um lugar no céu com o nome de cada homossexual escrito, e eu gostaria que esses lugares não ficassem vazios, que eles chegassem lá, por isso vamos nos ajudar mutuamente, eu rezo por vocês, vocês rezam por mim, eu vou caindo por aqui, você vai caindo por ai, quedas diferentes é verdade, sim, mas é através do cair e levantar que nós um dia chegaremos no céu.

   A diferença entre um bom católico para o pecador, não é que o católico nunca peca, mas é que o católico odeia seu pecado. Então você, homossexual, odeie o pecado, mais que isso, odeie também a mentira que te leva ao pecado, ou seja, a ilusão.

   É necessário que você combata essa palavra ilusória do demônio que te promete a felicidade, com o realismo da cruz, a cruz crava os nossos pés no chão, veja, não olhe para o mundo como se fosse o mundo onde todos vivem o paraíso e só você, pobre você, desventurado não consegue o paraíso aqui na terra, em que mundo que você anda?

   Eu não vejo esse paraíso para ninguém, os heterossexuais não vivem em um paraíso, os heterossexuais vivem a dureza do matrimônio, a cruz do matrimônio, o matrimônio não é um paraíso, eu aprendi no matrimônio que não devemos esperar que nossa esposa nos fizesse feliz, e que ela não deve esperar que seu marido a faça feliz, porque não vai fazer, ele não dá conta disso, porque?

   Porque a felicidade é no céu, essa terra, esse mundo que nós vivemos aqui é um tira-gosto, sim, tira-gosto é coisa boa, Deus fez esse mundo para a gente vive-lo e vive-lo com alegria, mas essa é somente uma vida, que no evangelho de São João Jesus chama de βίος (bios) é a vida biológica, mas o que ele nos promete é uma outra Vida é a Vida com "V" maiúsculo é ζωη (Zoé) uma outra palavra em grego, pra dizer: "A vida verdadeira vem lá, aqui é o tira-gosto o banquete é lá no céu."

   Se nós nos aproximamos de uma mesa de tira-gosto com a pretensão de banquete, sabe qual é o resultado final? Frustração, sim, porque tira-gosto é coisa gostosa na boca, mas pesada no estômago, você está querendo encher o seu estômago com um tira-gosto muito pesado, você precisa ao contrário, entender que esta vida não vai preencher o seu estômago, ou seja, o seu coração, não vai te dar essa felicidade toda que você quer.

   A vida é boa, bela, bonita, vale a pena ser vivida, mas ela é marcada pela cruz, Jesus não prometeu paraíso para ninguém aqui na terra, o que ele disse foi: "renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga."

   O próprio catecismo da Igreja Católica nos recorda isso quando fala dos homossexuais, e diz que os homossexuais têm um caminho de santificação, essa é a doutrina que nós encontramos no catecismo da Igreja Católica, pode procurar no índice lá, homossexualismo, é o que você vai encontrar.

   Você vai encontrar uma palavra concreta e real da Igreja que diz a você que a través do carregar a cruz do dia a dia, de amizades desinteressadas, você pode sim, alcançar aquilo que todo cristão quer, a santificação.

   Veja, a Igreja quer e pede de todos os seus fieis a castidade, existe a castidade dos casados que devem carregar a cruz da vida de um casamento heterossexual, com seus filhos, onde não encontraram felicidade perfeita aqui, mas terão que se suportar e se amar mutuamente se perdoando no dia a dia para encontrar felicidade no céu, a Igreja pede também de você, que não tem condições de viver o matrimônio, que você viva a luta da castidade.

   Lutar, sim, lute! É possível, se você cair, levante-se, levante e pare de ouvir o canto da sereia, pare de ouvir uma palavra mentirosa e substitua isso com o ouvir a palavra de Deus, mas é necessário que seja uma palavra de Deus com os pés cravados no chão, ou seja, não caia também nesses outros cantos de sereia de igrejas que prometem paraíso aqui na terra: "Pare de sofrer!", "Deus vai resolver todos os seus problemas você vai fazer um paraíso aqui." Isso não existe, não há  paraíso aqui, não há terra sem males nesse mundo, o que existe nesse mundo é a graça de Deus que nos ajuda a ter força moral no dia a dia para combater o mal dentro e fora de nós até o último dia

   Então, eu concluo contando a história de um monge muito sábio, um dia perguntaram para esse monge: "Escuta, o que é que vocês fazem lá no mosteiro? O que é que vocês fazem lá dentro?" O monge então coçou a barba e disse assim: "Lá dentro, lá... a Gente cai, levanta, cai, levanta, cai, levanta, até o dia em que o Nosso Senhor voltar, e quando Ele voltar ele vai ver que nós caímos e estamos acabando de nos levantar, e vai nos levantar definitivamente."

   Eu tenho certeza que se você perseverar as quedas vão diminuir, seja paciente com você mesmo, mas é necessário uma vida de ascese, de carregar a cruz do dia a dia, se você rejeitar a cruz você vai cair no canto da sereia, mas se você abraçar a cruz e enxergar que a cruz é de todos, que você não é um pobre coitado, a única criatura na terra que Deus se vingou e jogou uma cruz na suas costas, nada disso.

   A cruz é um mistério e Deus veio carregar a cruz conosco, nós não estamos sozinhos, você não está sozinho, Jesus carrega a cruz com você e se com eles morremos, com ele viveremos no céu, tem um lugar pra você no céu, persevere amigo! Continue!

Paz e bem!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião será sempre bem vinda, e suas dúvidas serão tiradas na medida do possível aqui mesmo no Blog. Então fique a vontade para escrever, obrigado e volte sempre. Paz e Bem.