sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dia de todos os fiéis defuntos - Finados (Igreja Padecente)



Hoje, 02 de novembro, celebramos o dia de todos os fiéis defuntos, popularmente conhecido como dia de finados.

O que é que nós fazemos nesse dia?
Nesse dia nós visitamos os cemitérios, e lembramos de rezar pelas nossas pessoas que nós amamos, pelas pessoas que queremos bem e não somente isso, também pelas almas necessitadas que estão no purgatório.

Que sentido tem nós rezarmos pelas pessoas falecidas?
O Papa Bento XVI em sua Encíclica Spe Salvi, no número 48 ele procura dar as razões de nós praticarmos isso, de nós rezarmos pelos nossos irmãos falecidos, ele lembra que essa prática de rezar pelos defuntos é algo que vem desde o Antigo testamento, como atesta o segundo livro dos Macabeus, mesmo que os nossos irmãos evangélicos não aceitem o livro dos Macabeus como um livro canônico, ou seja um livro que faz parte das escrituras, eles não tem como negar que é um livro que atesta uma pratica histórica, ou seja, antes de Jesus os Judeus já rezavam pelos mortos. E, depois de Jesus, esta realidade continua, se nós formos nas catacumbas de Roma, onde os primeiros cristãos sepultavam os seus irmãos falecidos, nós iremos encontrar que nas lápides dos túmulos cristãos haviam pequenas orações em que os cristãos pediam a Deus e pediam aos Santos que intercedessem por esse irmão falecido, em favor desse irmão falecido. Por isso nós temos essa Tradição, que continua através dos séculos 2000 anos de cristianismo nós continuamos ajudando os nossos irmãos falecidos a oração, a eucaristia e a esmola, são três praticas fundamentais que nós pensamos, cremos e sabemos que podem ajudar os nossos irmãos no purgatório.

E por que isto?
Porque nós sabemos que o amor não é detido pela morte,o amor é mais forte que a morte, portanto o nosso amor por esses irmãos pode ir para além das portas da morte. Nós podemos rezar por eles, nós podemos interceder por eles, e isso é uma convicção fundamental do cristianismo, é algo que nos estimula, essa certeza de que nós podemos e devemos amar os nossos irmãos.

O Papa em sua Encíclica Spe Salvi, diz assim:
"Quem não sentiria a necessidade de fazer chegar aos seus entes queridos, que já partiram para o além, um sinal de bondade, de gratidão ou mesmo de pedido de perdão?"
 As vezes você tem uma pessoa que faleceu e você gostaria de pedir perdão, você gostaria de agradecer o que você não teve tempo de agradecer, você gostaria de pedir a Deus em favor daquela pessoa, pois bem, depois da morte nós continuamos nessa comunhão, nós somos membros do corpo de Cristo e a morte não nos excomunga, não nos tira do corpo de Cristo, ora, o que um membro faz de bom influencia o outro, e por isso, nós podemos nos unir a esses irmãos falecidos através da nossa oração, do nosso bem querer e da nossa intercessão.

O Papa diz uma frase belíssima nessa sua Encíclica, ele diz:
"Nunca é tarde demais para tocar o coração do outro, nem é jamais inútil." 
 Até mesmo depois da morte, nunca é tarde demais, por que? porque nós não sabemos como é que se dá o tempo depois da morte, e não estamos querendo invadir o tempo de Deus, não é isso, mas existe o nosso tempo e no nosso tempo nunca é  tarde demais para amar, aqui do nosso lado, do jeito que nós enxergamos, nós sabemos, mesmo depois da morte podemos e devemos continuar amando.

O Papa conclui essa sua reflexão com uma constatação belíssima: a nossa esperança a esperança que nós temos de salvação, só é verdadeira esperança quando é esperança também para os outros, quando nós esperamos salvação, não somente pra nós, mas também para os outros. Seria muito ruim que nós desejássemos uma salvação egoística, porque uma salvação egoística não seria salvação alguma, seria inferno, somente quando nós queremos a salvação de todos é que somos verdadeiramente cristãos, mesmo que nós saibamos: é possível que haja pessoas no inferno, mas podemos e devemos esperar a salvação, a esperança de que no final o amor de Deus vencerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião será sempre bem vinda, e suas dúvidas serão tiradas na medida do possível aqui mesmo no Blog. Então fique a vontade para escrever, obrigado e volte sempre. Paz e Bem.